JAPÃO DE OLIVEIRA - OS FALEIROS
Segundo o historiador Ronaldo Van Putten Vasconcelos de Belo Horizonte
A família Faleiros ( e não Faleiro ) tem como tronco o português Manoel Faleiros de Aguiar, casado com Francisca da Conceição. Era natural da Vila da Praia da Ilha Terceira , bispado de Angra, filho de José Faleiros de Aguiar,e Esperança de Jesus, como disse em seu testamento de 1786 : “ Eu Manoel Faleiros de Aguiar, morador na minha fazenda chamada o Bom Retiro, da aplicação da capela de Oliveira, da Freguesia da Vila de São José, Minas Gerais, da Comarca do Rio das Mortes, achando-me bastante enfermo, mas em meu perfeito juizo e entendimento e não sabendo quando DEUS (... ) ordeno este meu testamento e última vontade na forma seguinte: Sou católico (...) , natural e batizado na vila da Praia da Ilha Terceira, bispado de Angra, filho legítimo de José Faleiros de Aguiar e de Esperança de Jesus, de cujo matrimônio tivemos cinco filhos, a saber : Josefa defunta,e foi casada com Manoel Cabral de Melo, José Faleiros que se acha casado, Genoveva também casada; Esperança casada e Maria, ainda solteira, em minha companhia (...)”.
A família Aguiar , por sua vez, de acordo com Salvador de Moya” procede de Pedro Mendes de Aguiar, que viveu no tempo de Afonso Henriques, falecido em 1185, primeiro rei de Portugal.. O solar desta família na Espanha é perto de Lego, entre as paróquias de Bobrada e São Lourenço de Aguiar".
Os 5 filhos de Manoel Faleiros de Aguiar e Francisca da Conceição.
F1-JOSEFA DE JESUS c.c. MANOEL CABRAL DE MELO
F2- ALFERES JOSÉ FALEIROS DE AGUIAR c.c ANA JOAQINA DO SACRAMENTO.( Meu trisavô )
F3- GENOVEVA ROSA c.c. JOSÉ CUSTÓDIO.
F4- ESPERANÇA c.c. MANOEL JOSÉ DOS SANTOS.
F5- MARIA JOSEFA, 25 anos de idade em 1876, solteira.
F1- JOSEFA DE JESUS e MANOEL, tiveram cinco filhos:
N1- JOSÉ.
N2- VICENTE.
N3- ANTÔNIO.
N4- CUSTÓDIO.
N5- SEVERINO.
F2- O ALFERES JOSÉ FALEIROS DE AGUIAR casou com ANA JOAQUINA DO SACRAMENTO, filha de Antônio Vieira Velho, natural da Vila de Santa Bárbara, e de Maria do Sacramento, natural da Ilha Terceira , bispado de Angra, Portugal. Eram moradores também na fazenda Bom Retiro,Oliveira, M.G.. Seu inventário é de 1824, onde o pesquisador Oswaldo Diomar encontrou a cópia do seu testamento.
“ Eu José Faleiros de Aguiar(...). Sou natural da aplicação de Nossa Senhora da
Oliveira, filho legítimo de Manoel Faleiros de Aguiar e sua mulher Francisca da Conceição, ambos falecidos. Sou casado com ANA JOAQUINA DO SACRAMENTO, Assistnte assistente no arraial de Nossa Senhora da Oliveira, de cujo matrimônio tivemos seis filhos: por nomes : Manoel, José e quatro fêmeas, por nomes,: FELICIA, LUCIANA, ANA e MARIA. ”
Os 6 filhos do Alferes José Faleiros de Aguiar e Ana Joaquina do Sacramento:
N6-MANOEL FALEIROS DE AGUIAR C.C. FELIZARDA ROZA DE JESUS
N7- FELÍCIA c.c.JOSÉ FRANCISCO PEREIRA.
N8- LUCIANA c.c. CUSTÓDIO JOSÉ DOS SANTOS
N9- ANA c.c. VICENTE JOSÉ DOS SANTOS
N10- MARIA
N11- JOSÉ JUSTNO FALEIROS c.c. JOANA GOMES MOREIRA ( meus bisavós).